21 maio 2010

Gambas "al Ajillo"

A "cazuela" é uma panela profunda para cozinhar, geralmente com duas asas.  Muitas vezes o termo é reservado para vasos de cerâmica ou potes, que é o que vamos usar para esta receita de mais uma tapa para o verão.

Para 4 pessoas; Prep e Cook: 30 minutos

Ingredientes: 3 colheres de sopa de azeite; 1 pimento vermelho; 4 dentes de alho; 500 gr de gambas, por descascar e sem cabeça; sal; 1 colher de café de sumo de limão; 1 colher de sopa de salsa picada; 4 cazuelitas para servir como recipiente.

Preparação: Deitar 2 colheres de sopa de azeite em cada cazuelita. Lavar o pimento e cortar em rodelas finas, retirando a pele e as sementes.. Descascar os alhos e cortar também em rodelas finas. Dividir o pimento e os alhos pelas cazuelitas. Descascar as gambas e retirar eventualmente o fio negro do intestino. Lavar em água fria e secar com um papel. Colocar as cazuelitas no forno a 200ºC. Quando o azeite comecar a fervilhar nos recipientes, acrescente as gambas e deixe cozer por 2 a 3 minutos. Retirar do fonro, temperar com sal, regar com algumas gotas de limão e polvilhar coma  salsa picada. Servir com pão branco tostado para absorver o azeite.

Bebida: Que mais seria senão vinho branco seco? :D

2 comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails