20 maio 2010

Pequenos Calamares Recheados e Uvas

Uma receita requintada e linda de montar
(6 pessoas, prep: 20 minutos, cook: 15 minutos)

Ingredientes: 18 Calamares pequenos de 7 cm de comprimento; 500 g de uvas brancas; 150 g de "pancetta" (tipo de carne suína curada e seca); 1 molho de salsa; 4 "cébettes" (tipo de cebola mais alongada tipicamente mediterrânico) 1 dl de azeite; 1 colher de café de pimento de "Espelette" (pimento da região do País Basco, pouco forte mas muito perfumado); sal e pimenta.

Preparação: Separar as cabeças do corpo dos calamares, esvaziar o interior, lavar em água fria, cortar os tentáculos, lavar e reservar. Lavar a salsa, secar e desfolhar, e cortar finamente. Descascar as "cébettes" e picar.
Cortar a "pancetta" em pequenos dados, cortar os tentáculos. extrair o sumo de 200 g de uvas. desfazer as "cébettes" salteando-as em 5 cl de azeite, juntar a "pancetta" e deixar em fogo forte por 2 minutos. Juntar os tentáculos, temperar. Juntar o pimento de "Espelette" e deixar cozinhar mais 3 ou 4 minutos. Adicionar a salsa cortada e uma dezena de uvas cortadas. Misturar MUITO bem.
Rechear os Calamares com este preparado, fechar com um palito de madeira. Aquecer azeite numa frigideira grande e pôr os Calamares em fogo médio, rodando-os até que fiquem dourados de todos os lados. Juntar as uvas que restam, descascadas e cortadas a meio. Reduzir com algum sumo de uva. Verificar os temperos, cozer 1 minuto. Servir com arroz "Basmati".

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails