20 maio 2010

Shiitakes

Já que falei nos Shiitakes na receita da SOPA CHINESA, para quem não sabe, ficam aqui algumas informações, do cogumelo, que para mim, é o mais saboroso e rico de todos!

O shiitake (Lentinula edodes) é um cogumelo comestível nativo do este da Ásia.
A espécie é hoje em dia a segunda mais consumida no mundo, incorporado desde há muito nos hábitos alimentares dos povos asiáticos. Recentemente, foi introduzido para produção e consumo nos países ocidentais.
A palavra "shiitake" tem origem no japonês shii (uma árvore parecida com carvalho) e take (cogumelo). A primeira referência histórica do consumo de shiitake data de 199 AC. Na natureza, o shiitake pode ser encontrado em florestas, onde se desenvolve em árvores mortas. É um fungo aeróbico, decompositor de madeira, que degrada celulose e lignina para obter energia.
O shiitake é nutritivo, rico em proteínas, contendo em relação à matéria seca 17,5% de proteínas, com nove aminoácidos essenciais. Tem também importância medicinal, possuindo substâncias com propriedades medicinais para o tratamento e controle de pressão arterial, redução do nível de colesterol, fortalecimento do sistema imunológico, e inibição do desenvolvimento de tumores, vírus e bactérias.
O shiitake é produzido em compostos orgânicos à base de serragem, farinha de arroz e/ou trigo e/ou soja, previamente hidratada e corrigida do ponto de vista do pH. O produto repousa durante 145 dias em local fechado e climatizado a cerca de 14°C até o aparecimento dos frutos e sua colheita.
O shiitake pode ser conservado por 10 a 15 dias no frigorífico (4°C).
Pode ser preparado em sopas, molhos, saladas e até empanado. Pode ser preparado de modo parecido a da carne.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails