08 junho 2010

Terrine, Farce e Aspic - O que são?

A Terrine é um recheio (mais especificamente uma farce, em francês) que é servido à temperatura ambiente. Muito parecido com um patê, uma terrine usa ingredientes picados grosseiramente.

Este recheio é uma mistura de vários ingredientes usados para preencher outro (ou escavado para este efeito) que será cozido, a fim de manter a sua forma e ter um gosto característico. A ideia principal é que este é essencialmente uma mistura, ou uma mistura que entra na composição de um prato mais elaborado.

O Aspic é um prato em que os ingredientes são colocados numa gelatina feita de caldo de carne ou consommé. Alguns pratos semelhantes, feitos com misturas de gelatina, são geralmente chamados de saladas-gelatina.

Quando arrefecido, o material feito do caldo de carne congela por causa da gelatina natural encontrada na própria carne. O Aspic pode ser clareado com claras de ovos, e então preenchido e temperado um pouco antes de solidificar. Praticamente todos os tipos de alimentos podem ser colocado em Aspics. Os mais comuns são pedaços de carne, frutas ou legumes. Aspics são geralmente servidos em pratos frios para que o gel não derreta antes de ser consumido. A geleia de carne, que inclui creme, é chamado de chaud-froid.

Praticamente qualquer tipo de carne pode ser usado para fazer a gelatina: porco, vaca, vitela, frango, peru ou peixe. A gelatina também é encontrada nas cartilagens. O Aspic pode necessitar de gelatina suplementar para estabilizar na forma correcta. Caldo de vitela fornece uma grande quantidade de gelatina, para fazer um bom stock. Os Peixes geralmente têm muito pouca gelatina natural, portanto, o caldo de peixe pode ser duplamente cozido ou adiciona-se gelatina artificial. Como a gelatina de peixe funde a uma temperatura inferior às outras gelatinas de outras carnes, esta é mais delicada e derrete mais facilmente na boca.

(in wikipédia)

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails