30 julho 2010

Ovos "Bénédict"

Provem este delicioso pequeno-almoço vindo de Nova York. Podem trocar o cebolinho por salsa ou estragão picado.
Ingredientes (para 4): 4 ovos; 4 fatias de pão (qualquer tipo, à escolha do comilão); manteiga para barrar no pão; 4 fatias de presunto ou fatias grossas de fiambre cozido, cortado com a forma e tamanho das fatias de pão; cebolinho fresco; 
Para o molho: 3 gemas de ovo; 2 colheres de sopa de sumo de limão fresco; 2 pitadas de sal; 100 gr de manteiga; 2 colheres de sopa de natas; pimenta preta.

Conselho: Para fazer os ovos em bolsa (poche) o ideal será usar os ovos mais frescos, para que guardem a sua forma dentro de água.

Preparação: Para o molho, misturar as gemas de ovo, o sumo de limão e sal, e mixar durante 15 segundos. Derreter a manteiga  até que ganhe borbulhas mas sem escurecer. Com o mixer a trabalhar, deitar a manteiga num fio muito devagar. Parar o motor assim que a manteiga estiver incorporada. Pôr o molho em banho-maria. Misturar durante 2 a 3 minutos até que fique um pouco mais espessa. Acrescente as natas e tempere com pimenta. 
Leve a ferver água com sal. Parta cada ovo e deixe o deslizar para dentro da água com muito cuidado. Com uma escumadeira, envolva delicadamente as claras com a gema. Deixar cozer 3 a 4 minutos. Retirar os ovos um a um, e escorra-os em papel absorvente. Corte delicadamente as bordas dos ovos para que fique com uma forma perfeita e uniforme. Enquanto os ovos "pochent" torre levemente as fatias de pão. Barre com manteiga enquanto ainda estiverem quentes. Pouse uma fatia de fiambre por cima de cada fatia de pão. Ponha cada ovo por cima do fiambre. Vire o molho quente nos ovos. Decore com o cebolinho e sirva.

2 comentários:

  1. Molho Holandês à máquina??? Nããããã!
    À mããããão!!!

    ResponderEliminar
  2. LOL

    Epá, sou comodista e eternamente cansado :D:D:D
    Mas por curiosidade vou fazer das duas maneiras para a próxima...

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails