19 agosto 2010

Soba Japonês de Atum

Soba (em japonês: そば ou 蕎麦) é um tipo de massa japonesa tradicionalmente degustado na passagem do ano. Na véspera do ano novo japonês, as famílias reúnem-se para comer esta iguaria feita de massa de trigo sarraceno, também chamado de toshikoshi-sobá (literalmente, massa da passagem de ano).
Para 4 pessoas; Preparação: 40 minutos; Cozedura: 20 minutos

Ingredientes: 300 gr de sbinsbu soba (ou seja, talharim de trigo sarraceno); 10 gr de gengibre; 1 dente de alho; 1 pimento vermelho; 2 cebolas; 150 gr de couve chinesa; 80 gr de cogumelos shittake (ou outro se a dificuldade em arranjar for muita); 120 gr de cenouras; 2+2 colheres de sopa de óleo de sésamo; 3 colheres de sopa de mirin (vinho de arroz doce); sal; pimenta preta; 2 colheres de sopa de nuoc mam (molho de peixe);  3 colheres de sopa de molho de soja branco; 1 colher de café de Maizena; 3 colheres de sopa de água.

Preparação: Descascar o alho e o gengibre e picar. Cortar o pimento em 2, retirar as sementes e a pele e cortar em cubos. Lavar as cebolas e cortar em rodelas. Lavar a couve chinesa, cortar a haste em laminas e deixar as folhas inteiras. retirar os pés duros dos cogumelos e deixar os chapéus inteiros. Descascar as cenouras, cortar em rodelas, e floreá-las com a ajuda de uma pequena faca.
Cozer o Soba em água a ferver com sal durante 5 minutos apenas. Escorrer.
Aquecer 1 colher de sopa de óleo no wok e saltear o gengibre e o alho mexendo sempre. Acrescentar o pimento e as cebolas. Acrescentar as lâminas da couve e os cogumelos e cozer mais 2 a 3 minutos. Por fim, acrescentar as cenouras e cozer mais 2 minutos. Molhar com o mirin, temperar som sal e pimenta. Retirar do wok mas manter este preparado quente. Limpar o wok com papel absorvente e aquecer agora 1 colher de sopa de óleo e saltear rapidamente as folhas da couve. retirar e juntar aos legumes preparados anteriormente.
cortar o atum em cubos de 2 cm. Aquecer o restante óleo no wok e saltear o atum. molhar ocasionalmente com o molho de peixe e a soja. 
Misturar a Maizena com a água, ligar o molho e temperar com sal e pimenta.
Enfeitar o prato com o Soba em coroa, e deitar o preparado de legumes no centro.

Fotografia: Teubner Edition Fusser

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails