03 setembro 2010

Espadarte Frito com Molho de Limão Verde

Esta salada é um bom exemplo de como os Japoneses adoptam facilmente pratos do mundo inteiro e os transformam aos seus costumes e hábitos alimentares. O peixe fresco é finamente fatiado e frito, servido com uma salada crocante e temperada com limão.

Para 4 pessoas

Ingredientes: 1 posta de 300 gr de Espadarte, sem pele; 75 gr de Daikon ou de Nabos pretos; 2 cenouras descascadas; 1 pepino; 2 colheres de café de azeite; alguns raminhos de agrião; 1 colher de sopa de sementes de sésamo tostadas; Para o Molho: 7 colheres de sopa de molho de soja; 1 colher de café de Dashi misturado com 7 colheres de sopa de água; 2 colheres de sopa de óleo de sésamo; sumo de meio limão; raspa de meio limão verde cortado em lâminas.

Preparação: Com uma faca bem afiada, ou com um cortador de legumes, corte lâminas finas (4 cm de comprimento) de Daikon, das cenouras e do pepino. Mergulhar o Daikon e as cenouras em água gelada, escorra e guardar no frio. 
Para o molho, misture todos os ingredientes numa tigela, misture bem e guarde no frio.
Aqueça o azeite numa frigideira até que deite algum fume e passe o peixe, de cada lado, apenas por 30 segundos. mergulhe-o imediatamente na água gelada. Retire e limpe cuidadosamente com um pano ou papel e retire o máximo que conseguir do azeite.
Com uma faca corte a posta de espadarte em 2 (no comprimento) e retire lâminas de 5 milímetros cortando na sua largura.
Pôr os pedaços de peixe em semi-circulo em pratos individuais. Misture os legumes cortados, o agrião e as sementes de sésamo. Forme com a mão pequenos montículos com esta mistura e deposite-os no centro do prato. Decore com a raspa de limão. Vire o molho no prato e sirva.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails