22 outubro 2010

Crepes "aux Herbes" com Recheio de Espinafres, "Ricotta" e Pinhões em Molho Doce de Tomate

Estes crepes ligeiros de ervas transformam-se completamente com o recheio de espinafres, queijo e pinhões. Cozidos no forno e servidos com um molho espesso de tomate.

Para 4 pessoas.

Ingredientes: 25 gr de ervas frescas picadas; óleo de girassol; 12 cl de leite; 3 ovos; 25 gr de farinha; sal. Para o molho: 2 colheres de sopa de azeite; 1 cebola pequena picada; 2 dentes de alho esmagados; 400 gr de tomate picado; açúcar. Para o recheio: 450 gr de espinafres frescos, cozidos e escorridos; 175 gr de Ricotta; 25 gr de pinhões grelhados; 5 metades de tomates secos em azeite, escorridos e picados; 2 colheres de sopa de manjericão fresco; sal, noz moscada e pimenta preta; 4 claras de ovo; azeite.

Preparação: Para fazer os crepes, pôr as ervas e o óleo e e triturar muito bem até criar um puré. Acrescentar o leite, os ovos, a farinha e o sal e misturar bem de novo. Deixar repousar 30 minutos. Aquecer uma pequena frigideira anti-aderente com um pouco de azeite. Virar um pouco da massa de crepe e inclinar a frigideira até cobrir o fundo. Cozinhar 2 minutos, mudar de lado, e deixar 1 a 2 minutos.
Para o molho, aquecer o azeite num tacho pequeno, acrescentar a cebola e o alho e deixar cozinhar 5 minutos. Acrescentar os tomates e algum açúcar (a gosto) e deixar 10 minutos. reduzir a puré, triturando, coar e reservar.
Para o recheio, misturar os espinafres com a Ricotta, os pinhões, os tomates e o manjericão picado. Temperar com sal, noz moscada e pimenta preta.
Pré-aquecer o forno a 190º C. Bater as 4 claras em castelo. Incorporar um terço destas claras batidas nos espinafres, depois o resto.
Pôr um crepe de cada vez numa travessa com alguma gordura para não colar, acrescente1 colher de recheio em cima do crepe e dobre-o em 4. Cozer 12 minutos, até o recheio ficar bem ligado e rijo. Aqueça o molho para servir.

1 comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails