08 outubro 2010

"Risotto" de Cogumelos

Sim, de certeza que já repararam que tenho uma fixação por cogumelos... É verdade. Tenho. E?


Para 6 pessoas; Preparação: 1 hora; Cozedura: 40 minutos

Ingredientes: Para a base: 400 gr de arroz Carnaroli;  1 dente de alho; 3 ou 4 Chalotas; 10 cl de vinho branco seco; 1,5 litros de caldo de carne; 2 colheres de sopa de azeite; 60 gr de manteiga fria; 80 gr de parmesão ralado; sal. Para o preparado de cogumelos: 1 kg de cogumelos variados; 2 colheres de sopa de salsa picada; 1 dente de alho; 3 colheres de sopa de azeite; 30 gr de manteiga; sal e pimenta.

Preparação: Para os cogumelos: Lavar e limpar os cogumelos. Cortar os que forem grandes em pedaços mais pequenos. Numa frigideira anti-aderente, aquecer 1 colher de azeite e 1 pouco de manteiga com 1 dente de alho inteiro. Saltear cada tipo de cogumelo à vez, em fogo vivo, até soltarem bastante água. Temperar com sal e pimenta. Baixar o fogo e deixar a cozinhar mais 2 ou 3 minutos. Repetir para todos os tipos de cogumelos. Misturar todos os cogumelos, retirar o dente de alho, acrescentar a salsa picada e reservar quente.
O Risotto: Aquecer o caldo de carne. Numa panela de fundo grosso e espesso, saltear as chalotas e 1 dente de alho, bem picados com o azeite durante 5 minutos. Acrescentar o arroz e misturar durante 2 minutos, sempre com o fogo forte. Molhar com o vinho, e deixar o mesmo evaporar. Temperar. Ir acrescentando aos poucos quantidades do caldo a ferver, mexendo ocasionalmente. Após 10 minutos de cozedura, acrescentar os cogumelos. Rectificar os temperos. Quando o risotto estiver cozido (18 a 20 minutos, aproximadamente), incorporar, fora de fogo, 60 gr de manteiga e o parmesão. Tapar e deixar repousar 2 minutos antes de servir.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails