29 novembro 2010

Endro - O que é?


Nome Científico: Anethum graveolens
Sinonímia: Anethum sowa, Peucedanum graveolens
Nome Popular: Endro, aneto, dill, funcho-bastardo, anega
Família: Apiaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Ásia
Ciclo de Vida: Anual


O nome do Endro vem da palavra do escandinavo antigo, «dilla», que significa «embalar». Este nome reflecte os usos tradicionais do endro tanto como remédio para os gases intestinais como para aliviar a insónia. O endro é conhecido cientificamente como Anethum graveolens e faz parte da família Umbelliferae, cujos membros incluem a salsa, cominho e louro.

O endro é uma planta herbácea anual, muito utilizada como condimento e na medicina popular desde a antiguidade. Sua ramagem é erecta, estriada, fistulosa, ramificada e pode alcançar de 0,9 a 1,5 metros de altura. Suas folhas são finamente divididas, pinadas de 4 a 5 vezes em filiformes segmentos de 2,5 cm. O conjunto de suas folhas e ramos apresenta uma coloração verde-azulada e um aroma suave, comparado a frutas secas. A floração ocorre em meados do verão, despontando grandes inflorescências do tipo umbela, compostas de numerosas flores amarelas e pequenas. As frutos são vagens achatadas que carregam as sementes aromáticas.
Tanto as folhas, como os frutos e as sementes do endro podem ser aproveitadas para o consumo, como condimentar. Elas servem cruas ou cozidas, inteiras ou moídas, para temperar pratos quentes ou frios, de saladas, peixes, batatas, molhos, couves, maioneses, picles, pães, etc. O endro é um condimento muito popular na Europa Oriental e do Norte, sendo indispensável na culinária de russos e escandinavos. É também um dos ingredientes do curry na Índia.
As sementes do endro encerram óleos essenciais, que são extraídos para aproveitamento na indústria de perfumes, produtos de higiene, medicamentos, culinária e até como potencializantes de insecticidas. É uma planta óptima para a horta doméstica de pessoas que gostam de experimentar novos sabores na cozinha e para quem quer usufruir de seu valor medicinal. O chá de endro tem sabor suave, adocicado e pode ser preparado das folhas frescas ou desidratadas e das sementes também.
Diz-se que um saquinho de sementes de endro, carregados próximo ao coração, protege o indivíduo contra o mau-olhado e sentimentos negativos. Outra curiosidade é que as larvas de borboletas da super-família Papilionidae adoram devorar as folhas do endro e por este motivo ele é cultivado para atrair e alimentar estas borboletas em jardins e borboletários de coleccionadores e instituições de pesquisa e preservação.
Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos periódicos. É uma planta muito rústica que pode ser cultivada com facilidade por jardineiros iniciantes. Aprecia o clima ameno. As sementes podem ser colhidas em cerca de 90 dias após o plantio no verão e 120 dias no inverno. Multiplica-se por sementes que devem ser postas a germinar directamente em canteiros definitivos, pois não suporta transplantes.

Uso Medicinal:

Indicações: Enjoo, aumentar a lactação, cólica intestinal em bebés, dismenorréia, dispepsia, dor de dente, espasmos gastro-intestinais, flatulências, azia, insónia, inflamação dos olhos, desinfecção de feridas.
Propriedades: Anti-diarréica, anti-emética, anti-espasmódica, anti-inflamatória, anti-séptica, aperiente, aromática, carminativa, depurativa, digestiva, diurética, estimulante, galactagoga, laxante, supurativa.
Partes usadas: Folhas, flores, frutos e sementes.

in http://www.alimentacaosaudavel.org/endro.html
in http://www.jardineiro.net/br/banco/anethum_graveolens.php
foto: http://quintadoarneiro.wordpress.com/category/ervas-aromaticas/endro

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails