03 novembro 2010

Escalopes de Perú em Cama de Agriões com Miguel Ângelo

Para 4 pessoas

Ingredientes: 4 escalopes de peru com cerca de 150 gr cada; 25 gr de farinha; 1/2 colher de café de tomilho seco; sal e pimenta; 1 ou 2 colheres de sopa de azeite; 125 gr de agrião; 40 gr de manteiga; 225 gr de cogumelos (agaricus por exemplo), lavados e cortados; 50 ml de vinho verde Miguel Ângelo (vá, ou outro qualquer, eu é que sou um apaixonado por este e era o que tinha no frio); 50 ml de caldo de carne ou simplesmente água.

Preparação: Para diminuirmos a espessura dos escalopes para 3mm, vamos começar por alisá-los entre 2 folhas de papel sulfurizado com o rolo da massa. Virar a farinha num prato, acrescentar o tomilho, temperar com sal e pimenta e misturar. Panar cada escalope com este preparado, dos dois lados. Reservar.
Aquecer numa frigideira o azeite, e saltear os agriões durante 2 minutos. Temperar. Reservar para uma travessa e manter quente.
Acrescente metade da manteiga ao azeite na frigideira, e saltear os cogumelos por 4 minutos, até que fiquem colorados. Reservar.
Acrescentar agora a restante manteiga e cozinhar os escalopes panados 2 a 3 minutos de cada lado até que fiquem dourados e cozidos ao ponto. Reservar quentes.
Deitar agora o vinho na frigideira, o caldo de carne ou água, e deixar ferver em fogo vivo. Rectifique os temperos.
Em cada prato, primeiro fazer uma cama com os agriões, pousar depois cada escalope, regar com os cogumelos e com o molho no final. Servir imediatamente.

2 comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails