15 dezembro 2010

"Limoncello" - O que é?

Conheci o licor Limoncello com o meu irmão Henrique, num restaurante em Esposende, que ele frequentava, propriedade de um napolitano "com temperamento". Fiquei a adorar e voltei a experimentar com uma amiga num café em Vila Nova de Famalicão, que seria o sítio mais improvável de beber de novo Limoncello
Para os que desconhecem esta beveragem de limão, fica a explicação:


Limoncello é um licor de limão produzido originalmente no sul da Itália, especialmente na região do golfo de Nápoles, na costa Amalfitana e nas ilhas de Ischia e Capri, havendo também produção na Sicília e na Sardenha. É feito à base de limão, álcool, água e açúcar; deve ser mantido no congelador e, consequentemente, bebido bem gelado.
Esta bebida é apreciada pela cantora canadense Avril Lavigne, que escreveu, na música "I Can do Better" de seu terceiro álbum de estúdio, "The Best Damn Thing", "I will drink as much Limoncello as I can and I'll do it again and again and...", o que significa "Eu vou beber o quanto de Limoncello eu quiser de novo e de novo e...".

Receita:

1 litro de álcool puro
1 litro água
15 limões
500g de açúcar

Deixar a casca dos limões junto com o álcool em um recipiente fechado por 1 semana, agitando-o 1 vez por dia Juntar logo em seguida o resto dos componentes à mistura, aonde fica por mais 1 dia. Após esse período, a solução é coada e está pronto. Nos Estados Unidos é comum se beber como a vodka, em "shots" e gelada. Segundo a tradição siciliana, o limoncello é degustado como um licor.

in http://pt.wikipedia.org/wiki/Limoncello
foto: http://viajanteincontrolavel.blogspot.com/2010/10/limoncello-costa-amalfitana.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails