20 dezembro 2010

"Quenelle" - O que é?

Tradicionalmente, este termo refere-se a um bolinho de massa feita com ingredientes como carne moída, frango, peixe ou legumes, que foi temperado e ligado com uma pasta feita com o uso de pão ralado, ovos, gema de ovo, a farinha, gordura, arroz ou creme.

 
Em tempos passados, as quenelles eram frequentemente utilizadas como um enfeite na haute cuisine, mas hoje, são geralmente servidas como um prato completamente independente. 

Quenelle também se pode referir a um item de comida feita em uma forma oval ou de ovos, como sorvete, sorbet ou quenelles de batata amassada. Esta prática deriva da forma original do quenelle de ovo e carne.

Lyon e Nantua são famosos pelas suas quenelles de brochet (mousseline), que costumam ser servidas com molho de natas e cozinhadas no grill.

Acredita-se que os Romanos são que introduziu este tipo de alimento na Europa Ocidental.
O quenelle palavra é derivada do Knödel alemão (ou bolinho de macarrão).

Há muitas maneiras de preparar quenelles de brochet, mas a maioria das primeiras receitas preparar um panade, ou seja um molho branco, e em seguida, combinar a panade com peixe (por exemplo), e colocar a mistura numa peneira, obtendo um recheio pastoso. Podem ser servidas grelhadas e com uma infindável variedade de molhos.

in http://pt.wikipedia.org/wiki/Quenelle
Foto: http://www.bonneterre.fr/marque-bonneterre/produits/produits-frais/gammeproduit.aspx?id=6522

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails