04 janeiro 2011

Cupcake de Framboesa e Beterraba

Sim, Beterraba! É doce e além de não dar nenhum sabor particular ao cupcake, dá-lhe cor e uma consistência madura, tenra e fofa.
Preparação: 30 minutos; Cozedura: 30 minutos

Para 6 Cupcakes

Ingredientes: 110 gr de farinha; 1 colher de café de fermento químico; 70 gr de açúcar; 3 colheres de sopa de natas espessas; 3 cl de azeite; 1 ovo; 50 gr de beterraba crua; 50 gr de framboesas. Para o topping: 50 gr de chocolate branco; 30 gr de framboesas

Preparação: Pré-aquecer o forno a 200 ºC. Misturar a farinha, o fermento e o açúcar. Noutro recipiente, misturar as natas, o azeite e o ovo. Acrescente a beterraba ralada e as framboesas cortadas em dois. Incorporar suavemente a primeira mistura sem muito trabalho.
Encha com esta mistura dois terços de cada forma. Eu uso tabuleiros de muffins, mas coloco em cada buraco do tabuleiro uma forma de papel. Meter no forno durante 16 a 18 minutos (a crosta deve ficar com uma cor forte) ou use um palito que deverá ficar seco depois de espetado na massa. retire e deixe arrefecer.
Derreter o chocolate branco em banho-maria ou no micro ondas (duas vezes trinta segundos, mexendo bem a meio). Decore os cupcakes com o chocolate e por fim com as framboesas. Deixar arrefecer e endurecer.

Receita e fotografia retiradas do livro "Cupcakes, Recettes Gourmandes", Ed. ESI 2010

2 comentários:

  1. A cozinha de uma casa não pode ser "lugar desconhecido". É o lugar onde cozinhamos, comemos, bebemos, inventamos, disfrutamos, etc etc...
    É preciso é não ter medo! ;)

    ResponderEliminar
  2. estao tao bonitos
    nunca experimentei a beterraba nos doces mas parece-me muito bem
    beijinhos

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails