02 fevereiro 2011

Bacalhau Gratinado "à Portuguesa"

Fiz esta receita de Bacalhau à umas largas semanas mas nunca a publiquei porque além de não gostar do sabor de bacalhau (raramente como) acho que não tem muito a ver com o meu tipo de cozinha... Mas como a inspiração não tem sido muita, à que ir ao fundo do baú ;)
Estranhamente, desde o século 16 que andam pelas costas da Terra-Nova bacalhoeiros Portugueses, Franceses e Espanhóis, mas os únicos que ficaram fiéis a este peixe, comendo-o regularmente fomos nós, Portugueses. Fiéis ao gosto, salgado e seco ao sol. é definitivamente considerado um prato nacional!
Esta receita, retirei-a originalmente de um livro francês, virado apenas para culinária ao ar livre, comida para ser preparada no meio do campo. Esta foi a minha transformação para bacalhau "indoor" :)
Para 4 amantes de bacalhau (ou seja, para 833 clones meus, e provavelmente sobrava...)

Ingredientes: 250 gr de bacalhau salgado e seco; 3 cebolas picadas; 2 dentes de alho; 650 gr de batatas; 1 colher de sopa de tomilho; 1 Pimento verde ou vermelho em tiras; 12 ou mais azeitonas pretas; pimenta; 60 ml de azeite.

Preparação: Mergulhar os pedaços de bacalhau em água fria 12 horas antes, e mudar esta água 2 ou 3 vezes. Ter em atenção que se deixarmos mais tempo, ou mudarmos bastantes vezes a água, isto vai fazer com que o bacalhau fique menos salgado, e estamos a contar apenas com este sal, para temperar o prato.
Numa panela, fazer uma cama com a cebola e o alho picados. Pousar o bacalhau dividido em lascas e retirando (se possível) todas as espinhas, depois fazer outra cama com as batatas cortadas em rodelas não muito finas. Acrescentar uma forte pitada de tomilho, as tiras de pimento e algumas azeitonas pretas. temperar com a pimenta (e sal se deixou muito tempo o bacalhau a demolhar) e regar com o azeite.
Cozer coberto em fogo suave 45 minutos até 1 hora, aproximadamente, ou até reparar que as batatas já estão cozidas.

1 comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails