15 agosto 2011

Batatas Assadas no Forno

Depois de tantos amigos me virem perguntar como é que se fazem batatas assadas no forno de forma perfeita (devo ter cara de wikipédia gastronómica) resolvi pesquisar um pouco e fazer um post a explicar ao pormenor sobre algo que aparenta ser tão simples, mas que na realidade ainda tem algo que se lhe diga.


Afinal, como é a batata assada perfeita? Tem de ter a pele crocante e dourada e o interior macio e branco. Para atingir isto temos de seguir algumas indicações.

Ingredientes: Batatas, azeite e sal
Prep: 10 minutos
Cook: Entre 40 a 60 minutos

Que batata escolher? Qualquer batata serve mas para termos os melhores resultados, devemos escolher batatas "farinhentas", com bastante amido que lhe dará a uma consistência mais fofa. Escolher batatas de tamanhos iguais também ajuda a que fiquem todas boas. Se tivermos tamanhos diferentes o tempo de cozedura também será diferente.
Certifique-se que as batatas escolhidas têm a pele com uma cor castanha e homogénea, sem aquele tom esverdeado, de preferência sem partes mais moles, pisadas ou com rebentos. Os rebentos podem ser tóxicos, mas para ficar doente teríamos de comer MUITOS rebentos por isso não se preocupe. Não compre batatas com rebentos e ponto final. Aplica-se o mesmo para batatas com cor esverdeada. As batatas nestas condições foram expostas a muita luz, e naturalmente surge um químico chamado Solanina. É uma reacção natural da própria batata. Tal como os rebentos, isto não é muito bom para a saúde, se ingerido em grandes quantidades.
Preparação: Lavar e esfregar cada batata em água fria corrente com uma escova. Vamos comer a pele portanto convém limpá-la bem antes (a maioria das vitaminas e minerais estão na pele). Seque cuidadosamente cada batata. Remova com a ajuda de uma faca todas as imperfeições ou manchas. Faça uns furos com um garfo ou uma faca em cada lado, para que no processo de aquecimento, o vapor no interior das batatas saia. Não queremos batatas explosivas no nosso forno :)
Antes de as meter no forno, passe azeite pela pele e rebole-as num prato com algum sal grosso. O sabor da pele e da própria batata vai ficar fabuloso assim.
Temperatura e tempo do forno: Depende apenas e tão só do tamanho das batatas. Considerando umas batatas de 150 gr:
45 minutos a 200º
60 minutos a 180º
90 minutos a 160º
Ponha o tabuleiro no centro do forno, onde a temperatura é mais homogénea. Estão prontas quando a temperatura interior atingir aproximadamente 100º. Como infelizmente nem toda a gente tem um termómetro de carne, experimente pressionar com o dedo. Se estiver macio e não oferecer resistência à pressão estão prontas (lembre-se que estão quentes!! Proteja o dedo com alguma coisa). Lembre-se que quantas mais batatas estiver a assar, tem de aumentar também ao tempo de cozedura uns minutos.
Quanto mais forte estiver o forno, mais curto será o tempo de cozedura, e mais crocante ficará a pele, e lembre-se de as rodar a meio do processo para ficarem cozidas por igual, sem queimarem em lado nenhum.

Fonte: http://whatscookingamerica.net/Q-A/PotatoBaking.htm
Fotos: Anne Wilson, Pommes de Terre; http://cantinhovegetariano.blogspot.com

2 comentários:

  1. Ummmm parece ser delicioso tenho outra Batata Assada recheada com peixe muito bom esperimentem..
    ;D

    ResponderEliminar
  2. O título do site faz-me recordar a minha infância em que os meus irmãos andavam à catanada um ao outro...na brincadeira claro!!!! Quanto à receita...já experimentei! Delícia...assim você me mata!!! :)

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails