28 Setembro 2012

Talharim com tomate orgânico e carne de vaca estufada

Se há ingrediente que me faça voar um pouco é o tomate. Mas não é o tomate que se compra no hipermercado. É aquele orgânico, vermelho, com um sabor divinal. Felizmente que os meus pais têm uma boa produção: sobra sempre para mim. 
Ingredientes:

Tomates orgânicos; 
Alho; 
Cebola; 
Carne de Vaca; 
Talharim; 
Natas de culinária; 
Sal e Pimenta; 
Azeite
 
Começar por cozer a massa: uma panela com bastante água, sal, um fio de azeite e lume. Quando ferver, pôr a massa talharim, mexendo sempre para que não cole umas às outras. Aproximadamente 6 minutos depois (deixar al dente, pois a massa vai ser aquecida novamente, cozendo mais um pouco) retirar do lume, passar por água fria e deixar a escorrer.
Agora o "recheio". Começamos por fazer um refogado com o alho e a cebola picados com um pouco de azeite. Enquanto vai aquecendo e cozinhando trabalhamos o tomate. ao contrário do que costumo fazer com os tomates "de supermercado", com os que os meus pais fazem na sua quinta, eu não retiro as peles. Além do sabor intenso que tem, quero que fiquem colados à massa pequenos "fios" de tomate. Corto portanto os tomates em pedaços pequenos retirando sem muita preocupação as grainhas. entretanto a cebola e o alho já estão com uma cor translúcida, e junto o tomate. Tempero com sal e pimenta (e o que bem mais me lembrar), tapo e deixo no máximo a levantar fervura. Entretanto corto em pedaços também pequenos a carne de vaca que vou adicionar ao tomate, assim que estiver a ferver. Deixo levantar fervura de novo, ponho no mínimo, destapo (quero que a água dos tomates se evapore para que o molho fico mais espesso e reduzido. deixo a "mijoter", mexendo ocasionalmente para que não se cole no fundo do tacho. Rectificar temperos e esperar pacientemente controlando os níveis de baba na boca.

Para servir, salteamos a massa com algumas colheres do molho, com uma colher de sopa das natas e um fio de azeite. Decorar com tomates cereja, hortelã, manjericão e queijo ralado.


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails